Regras de como proceder no trem
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Regras de como proceder no trem
1
O motociclista que seguirá à frente do comboio, chamado de "lider" ou "regulador" será, preferencialmente, um componente da diretoria, no caso de moto clube, podendo este, para melhor desempenho e segurança do comboio, quando, no todo ou em parte, não conhecer o itinerário, designar outro integrante do MC, que seguirá à frente do "lider", no trecho por este desconhecido.
2
Deverá o "lider" do comboio determinar a velocidade de acordo com o terreno, a visibilidade, a quantidade de veículos na estrada e a moto de menor cilindrada no comboio, cuidando para que a velocidade nunca seja superior à previamente acordada e sempre respeitados os limites máximos permitidos nos diversos trechos da estrada.
3
Em rodovias de três ou mais pistas, o comboio manter-se-á, preferencialmente, na pista central. Em rodovias de duas pistas, manter-se-á na pista da direita. Em rodovias de mão dupla, o comboio com grande número de motos deve abrir espaços em subgrupos de seis a oito motos, permitindo, assim, a ultrapassagem gradual dos veículos mais rápidos, cuidando para que apenas um veículo por vez ocupe o "buraco" propositadamente criado.
4
O "lider" do comboio será seguido, nesta ordem, pelas motocicletas, triciclos" e , por último, o "cerra fila " ou "ferrolho" (veículo que fecha o comboio de motos e triciclos), que será seguido pelos motociclistas convidados e por eventuais carros participantes.
5
As motocicletas manter-se-ão em formação de coluna por um, alternada, devendo o "lider" posicionar-se à esquerda da pista, para facilitar a sua visualização pelos demais.
6
Numa eventual mudança de pista, o "lider" acionará a seta, porém não fará a mudança de pista. Os demais, ao observarem a intenção da mudança, irão também ligando as suas setas, até que o "ferrolho" ou "cerra fila" perceba e, quando oportuno, feche a pista a ser ocupada.
Só então, após passar o último veículo estranho ao comboio, é que os demais integrantes, sem ultrapassarem os seus colegas à frente, irão ocupando, em fila indiana, a nova pista, do último até o primeiro, até que, passado o último veículo estranho pelo "lider", este ocupará a nova pista para efetuar a ultrapassagem.
7
As ultrapassagems, sempre que possível, devem ser feitas de forma contínua, ou seja, o "líder" deve aguardar condições que permitam a ultrapassagem de todo o comboio. Após o "lider" efetuar a ultrapassagem, imediatamente sinalizará e retornará à pista anterior, sendo seguido pelos demais, vez por vez, retomando a formação de coluna por um, alternada.
8
O "cerra fila " haverá, preferencialmente, de estar com motocicleta de cilindrada adequada para esse fim. Permanecerá ele na última posição das motocicletas e/ou triciclos para que, surgindo um eventual problema com alguma das motos ou triciclos, adiantar-se até o "lider", objetivando sinalizar da necessidade de parada do comboio, para aguardar ou socorrer o componente com problema.
Esta diretriz aplicar-se-á ao "ferrolho", somente nos casos de ausência, no comboio, de um "batedor", que é quem fará esse tipo de deslocamento.
9
Exceto o "batedor", que estará no exercídio da sua função, ou o "cerra fila ", este nas eventuais faltas de um "batedor", nenhuma outra motocicleta, triciclo ou carro participante, poderá ultrapassar o veículo à sua frente.
10
Deverá ser mantida uma distância do colega da frente, suficiente para não entrar veículos estranhos ao comboio, salvo em casos de estrita necessidade.
11
Para cumprimento do item anterior, o "lider", também chamado de "moderador", não poderá empreender arrancadas rápidas, uma vez que, havendo motos de menores cilindradas, estas terão dificuldades em manterem-se próximas ao veículo à sua frente, fato que poderá ensejar a criação temporária de grande distanciamento, conhecido como "buraco".
12
Salvo o "cerra fila ", que estará na sua estrita função, nenhuma motocicleta poderá emparelhar-se com outra para entabular conversa. O "bate-papo" terá que ficar restrito às paradas durante o trajeto.
13
Algumas motocicletas necessitam, por motivos técnicos, desenvolver, em dados momentos, velocidades acima da mantida pelo comboio. Nestes casos, deverá o seu piloto, sem arrancadas bruscas, adiantar-se até alcançar o "lider", quando dará dois toques na buzina, após o que, paulatinamente, acelerará a moto para empreender a velocidade necessária. Adiante, aguardará, em segurança, no acostamento ou recuo, a passagem do comboio para, então, retomar a sua posição.
14
No trecho do percurso em que houver eventual engarrafamento, deverão as motocicletas adiantarem-se, seguindo o "lider" ou outro componente por ele indicado, até o local em que termina o congestionamento, onde deverão abrigar-se e permanecer aguardando os triciclos e/ou carros integrantes do comboio.
15
É obrigação do participante estar com a documentação, sua e do seu veículo, rigorosamente em dia, inclusive abastecido de combustível. O descumprimento deste item, durante uma viagem em comboio, poderá provocar a eventual retenção do veículo pela autoridade competente, por irregularidades, tanto do veículo como do seu condutor.
Neste caso, em caráter excepcional, haverá a paralisação do comboio para a ajuda que se fizer necessária na solução do problema. No entanto, baldados os recursos para sanar o impasse, sem que ocorra a liberação do infrator, o comboio deverá prosseguir viagem normalmente.
16
Os comandos emitidos pelo "lider" podem ser por voz ou por gestos. Os comandos por gestos são feitos com os braços, devendo ser repetidos pelo demais integrantes, até o penúltimo, e obedecem os seguintes critérios:
Coluna por um - alternada
Braço esquerdo esticado, na vertical, mão fechada, com o indicador apontado para o alto.
Coluna por dois
Braço esquerdo esticado na vertical, mão fechada, com os dedos indicador e médio esticados em forma de V.
Linha
Os dois braços ficam esticados na horizontal, com as palmas das mãos voltadas para baixo.
Cunha
Braço esquerdo para cima, com a mão formando uma cunha, com a abertura voltada para o comboio (como uma letra V invertida).
Parar adiante
Com o dedo indicador e o braço em diagonal, apontando para o lado em que irá parar.
Óleo ou água na pista
Mão esquerda pendente ao lado da perna esquerda, com a palma voltada para baixo, simulando uma esfregada no piso.
Obstáculo (quebra-mola) na pista
Mão esquerda pendente ao lado da perna esquerda, com a palma voltada para trás, simulando um pêndulo.
Parar imediatamente com toda a manobra
As duas mãos espalmadas, cruzadas acima da cabeça, simulando a letra X.
Obs.: este comando pode ser substituído, esticando-se o braço esquerdo para cima, com a palma voltada para frente e os dedos unidos e esticados.
O motociclista que seguirá à frente do comboio, chamado de "lider" ou "regulador" será, preferencialmente, um componente da diretoria, no caso de moto clube, podendo este, para melhor desempenho e segurança do comboio, quando, no todo ou em parte, não conhecer o itinerário, designar outro integrante do MC, que seguirá à frente do "lider", no trecho por este desconhecido.
2
Deverá o "lider" do comboio determinar a velocidade de acordo com o terreno, a visibilidade, a quantidade de veículos na estrada e a moto de menor cilindrada no comboio, cuidando para que a velocidade nunca seja superior à previamente acordada e sempre respeitados os limites máximos permitidos nos diversos trechos da estrada.
3
Em rodovias de três ou mais pistas, o comboio manter-se-á, preferencialmente, na pista central. Em rodovias de duas pistas, manter-se-á na pista da direita. Em rodovias de mão dupla, o comboio com grande número de motos deve abrir espaços em subgrupos de seis a oito motos, permitindo, assim, a ultrapassagem gradual dos veículos mais rápidos, cuidando para que apenas um veículo por vez ocupe o "buraco" propositadamente criado.
4
O "lider" do comboio será seguido, nesta ordem, pelas motocicletas, triciclos" e , por último, o "cerra fila " ou "ferrolho" (veículo que fecha o comboio de motos e triciclos), que será seguido pelos motociclistas convidados e por eventuais carros participantes.
5
As motocicletas manter-se-ão em formação de coluna por um, alternada, devendo o "lider" posicionar-se à esquerda da pista, para facilitar a sua visualização pelos demais.
6
Numa eventual mudança de pista, o "lider" acionará a seta, porém não fará a mudança de pista. Os demais, ao observarem a intenção da mudança, irão também ligando as suas setas, até que o "ferrolho" ou "cerra fila" perceba e, quando oportuno, feche a pista a ser ocupada.
Só então, após passar o último veículo estranho ao comboio, é que os demais integrantes, sem ultrapassarem os seus colegas à frente, irão ocupando, em fila indiana, a nova pista, do último até o primeiro, até que, passado o último veículo estranho pelo "lider", este ocupará a nova pista para efetuar a ultrapassagem.
7
As ultrapassagems, sempre que possível, devem ser feitas de forma contínua, ou seja, o "líder" deve aguardar condições que permitam a ultrapassagem de todo o comboio. Após o "lider" efetuar a ultrapassagem, imediatamente sinalizará e retornará à pista anterior, sendo seguido pelos demais, vez por vez, retomando a formação de coluna por um, alternada.
8
O "cerra fila " haverá, preferencialmente, de estar com motocicleta de cilindrada adequada para esse fim. Permanecerá ele na última posição das motocicletas e/ou triciclos para que, surgindo um eventual problema com alguma das motos ou triciclos, adiantar-se até o "lider", objetivando sinalizar da necessidade de parada do comboio, para aguardar ou socorrer o componente com problema.
Esta diretriz aplicar-se-á ao "ferrolho", somente nos casos de ausência, no comboio, de um "batedor", que é quem fará esse tipo de deslocamento.
9
Exceto o "batedor", que estará no exercídio da sua função, ou o "cerra fila ", este nas eventuais faltas de um "batedor", nenhuma outra motocicleta, triciclo ou carro participante, poderá ultrapassar o veículo à sua frente.
10
Deverá ser mantida uma distância do colega da frente, suficiente para não entrar veículos estranhos ao comboio, salvo em casos de estrita necessidade.
11
Para cumprimento do item anterior, o "lider", também chamado de "moderador", não poderá empreender arrancadas rápidas, uma vez que, havendo motos de menores cilindradas, estas terão dificuldades em manterem-se próximas ao veículo à sua frente, fato que poderá ensejar a criação temporária de grande distanciamento, conhecido como "buraco".
12
Salvo o "cerra fila ", que estará na sua estrita função, nenhuma motocicleta poderá emparelhar-se com outra para entabular conversa. O "bate-papo" terá que ficar restrito às paradas durante o trajeto.
13
Algumas motocicletas necessitam, por motivos técnicos, desenvolver, em dados momentos, velocidades acima da mantida pelo comboio. Nestes casos, deverá o seu piloto, sem arrancadas bruscas, adiantar-se até alcançar o "lider", quando dará dois toques na buzina, após o que, paulatinamente, acelerará a moto para empreender a velocidade necessária. Adiante, aguardará, em segurança, no acostamento ou recuo, a passagem do comboio para, então, retomar a sua posição.
14
No trecho do percurso em que houver eventual engarrafamento, deverão as motocicletas adiantarem-se, seguindo o "lider" ou outro componente por ele indicado, até o local em que termina o congestionamento, onde deverão abrigar-se e permanecer aguardando os triciclos e/ou carros integrantes do comboio.
15
É obrigação do participante estar com a documentação, sua e do seu veículo, rigorosamente em dia, inclusive abastecido de combustível. O descumprimento deste item, durante uma viagem em comboio, poderá provocar a eventual retenção do veículo pela autoridade competente, por irregularidades, tanto do veículo como do seu condutor.
Neste caso, em caráter excepcional, haverá a paralisação do comboio para a ajuda que se fizer necessária na solução do problema. No entanto, baldados os recursos para sanar o impasse, sem que ocorra a liberação do infrator, o comboio deverá prosseguir viagem normalmente.
16
Os comandos emitidos pelo "lider" podem ser por voz ou por gestos. Os comandos por gestos são feitos com os braços, devendo ser repetidos pelo demais integrantes, até o penúltimo, e obedecem os seguintes critérios:
Coluna por um - alternada
Braço esquerdo esticado, na vertical, mão fechada, com o indicador apontado para o alto.
Coluna por dois
Braço esquerdo esticado na vertical, mão fechada, com os dedos indicador e médio esticados em forma de V.
Linha
Os dois braços ficam esticados na horizontal, com as palmas das mãos voltadas para baixo.
Cunha
Braço esquerdo para cima, com a mão formando uma cunha, com a abertura voltada para o comboio (como uma letra V invertida).
Parar adiante
Com o dedo indicador e o braço em diagonal, apontando para o lado em que irá parar.
Óleo ou água na pista
Mão esquerda pendente ao lado da perna esquerda, com a palma voltada para baixo, simulando uma esfregada no piso.
Obstáculo (quebra-mola) na pista
Mão esquerda pendente ao lado da perna esquerda, com a palma voltada para trás, simulando um pêndulo.
Parar imediatamente com toda a manobra
As duas mãos espalmadas, cruzadas acima da cabeça, simulando a letra X.
Obs.: este comando pode ser substituído, esticando-se o braço esquerdo para cima, com a palma voltada para frente e os dedos unidos e esticados.
Guto Falcão- Escudado
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Data de inscrição : 18/09/2007
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Localização : Saquarema-RJ
Regras...
Olá Brima, muito boa esta tua iniciativa, sempre é bom relembrar estes detalhes, pois se nós temos uma grande alegria ao ir para as estradas, viajar em grupo,ou trem, é o grande perigo que nos ameaça,basta uma pequena distração e a desgraça está formada.
Parabens pela tua iniciativa,pois agora tenho um endereço para mandar n0ssos irmãos darem uma pesquisada,antes de sairmos para uma estrada de novo.
Cordiais saudaçoes,
Ruda.
Parabens pela tua iniciativa,pois agora tenho um endereço para mandar n0ssos irmãos darem uma pesquisada,antes de sairmos para uma estrada de novo.
Cordiais saudaçoes,
Ruda.
Ruda- Nobre Cavaleiro
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Re: Regras de como proceder no trem
no n° 16 fica dificil fazer a sinalização pois as duas mãos fora do guidom é muito perigoso
magalhães- Escudado
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Bem Observado...
Muito bem observado, vamos estudar isto em conjunto.
Ruda- Nobre Cavaleiro
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Data de inscrição : 27/09/2007
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Re: Regras de como proceder no trem
Boa Gaarotinho,
Mas como fala no tópico ele pode e deve ser substituído:
"Obs.: este comando pode ser substituído, esticando-se o braço esquerdo para cima, com a palma voltada para frente e os dedos unidos e esticados."
Mas como fala no tópico ele pode e deve ser substituído:
"Obs.: este comando pode ser substituído, esticando-se o braço esquerdo para cima, com a palma voltada para frente e os dedos unidos e esticados."
Guto Falcão- Escudado
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Re: Regras de como proceder no trem
Boa tarde Guto,
Li o seu texto sobre formação e postura num TREM. Minha ponderação está em relação ao Curso que fizemos e que resolvemos adotar tais diretrizes.
Não seria interessante postar aqui essas novas diretrizes, inclusive com a nova sinalização padronizada? Me parece que o Rafael enviou à vcs, que possuem ZAPZAP (eu sou jurássico. rsrs), toda a sinalização de forma ilustrativa. Vc recebeu? Se sim, que tal divulgar aqui? Se não, eu peço pra ele enviar de novo e desta vez via email.
Li o seu texto sobre formação e postura num TREM. Minha ponderação está em relação ao Curso que fizemos e que resolvemos adotar tais diretrizes.
Não seria interessante postar aqui essas novas diretrizes, inclusive com a nova sinalização padronizada? Me parece que o Rafael enviou à vcs, que possuem ZAPZAP (eu sou jurássico. rsrs), toda a sinalização de forma ilustrativa. Vc recebeu? Se sim, que tal divulgar aqui? Se não, eu peço pra ele enviar de novo e desta vez via email.
Nery- Escudado
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Re: Regras de como proceder no trem
nery fala pro rafael me mandar que eu coloco aqui
magalhães- Escudado
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Data de inscrição : 25/08/2010
Re: Regras de como proceder no trem
Isso esse poust é de 2010, pede ao Rafael pois eu não tenho e substituímos esse.
Guto Falcão- Escudado
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Re: Regras de como proceder no trem
Guto, eu já falei com o Rafael e ele ficou de me enviar a sequência de sinais. Assim que receber te envio por email para os devidos fins.
Bom saber que vcs vão, lá em casa, no sábado. Será um grande prazer. Abs.
Bom saber que vcs vão, lá em casa, no sábado. Será um grande prazer. Abs.
Nery- Escudado
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Localização : Rio de Janeiro-RJ
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